ABERTURA DOUTRINA HORÁRIOS COMO CHEGAR NOSSA HISTÓRIA

    

           saf_logo_menor        


COMO SURGIU A SAF 
(SOCIEDADE AUXILIADORA FEMININA) NO BRASIL

 

As senhoras, membros da Igreja Presbiteriana de Pernambuco, reuniram-se em uma Associação Evangélica, com o fim de estudos bíblicos e arrecadação de fundos para auxílio aos necessitados e à Igreja e, no dia 11 de novembro de 1884, houve a reunião de instalação desta Associação, tendo sido eleita Presidente a Sra. Carolina Smith. Temos aí a primeira SAF.

Após esta muitas outras foram sendo organizadas e hoje temos  Sociedades Auxiliadoras Femininas em todos os rincões de nosso país.

Em 1920 é que pela primeira vez a SAF teve Departamentos; seguindo sua trajetória, em 1921 é criada a primeira Federação. Com o crescimento do trabalho as Federações foram sendo  organizadas.

Em 1926 aparecem os Círculos.

Em 1928 é eleito o Secretário Geral, Rev. Jorge Goulart.

Em 1932 Dona Genoveva Marchant é eleita Secretária Executiva (Geral). E é feita nomeação em cada Presbitério, de uma representante entre as mulheres, para se corresponder com ela.

Começam a ser elaborados programas mensais para as Plenárias, que eram enviados para todas as partes do Brasil. 

Em 1937 é elaborado o Primeiro Manual do Trabalho Feminino. Dona Blanche Gomes Lício é eleita a primeira Secretária Geral.

Em 1941 é realizado no Rio de Janeiro o I Congresso Nacional. Neste Congresso é que fica decidido que o Dia da Mulher Presbiteriana será comemorado no segundo  domingo de fevereiro em homenagem a Dona Cecília Siqueira.

Em 1955, março, através de Dona Nady Werner, surge a SAF em Revista, órgão Oficial da CNTF.

Em 1958, durante o III Congresso Nacional é eleita a primeira Diretoria da Confederação Nacional, cuja Presidente foi Dona Blanche Gomes Lício. O lema do Trabalho Feminino era: “Amar e servir”, neste Congresso passou a ser “Sê tu uma bênção”.
Em 1959 foi realizado o Congresso Unido, por ocasião do Centenário da IPB, em conjunto a IPI. Deus tem estado com o Trabalho Feminino da IPB, já estamos com 115 anos, sempre firmes na fé. Somos 54 Confederações Sinodais, estamos em todos os Presbitérios, Igrejas e congregações. Nosso rol de sócias ultrapassa a casa de 50.000 mulheres presbiterianas. Nosso moto foi tirado de palavras de Dona Maria Pereira Alves e diz: "Sejamos verdadeiras auxiliadoras, irrepreensíveis na conduta, incansáveis na luta, firmes na fé e vitoriosas por Cristo Jesus".

DIRETORIA 2013
Presidente : Karensmar F. Almeida da Silva 
Vice-Presidente : Roseneide Aragão Modesto
1ª Secretária : Ana Cláudia P. da Silva

2ª Secretária
: Izolina G. Honorato Ribeiro
Tesoureira
: Karen Christina P. da Silva de Jesus
Conselheiro
: Antonio Carlos Costa

 

MOTO:
Sejamos verdadeiras auxiliadoras, 
Irrepreensíveis na conduta, 
Incansáveis na luta, 
Firmes na fé, 
Vitoriosas por Cristo Jesus.





 


 Encontro de Pastores e esposas de Pastores
Promovido pela Federação de SAF's do Presbitério de Pinheiros, no dia 21 de maio de 2011, 
na 4ª IPB de Carapicuíba.
 

Foi realizado um culto de louvor a Deus pela vida dos Pastores e esposas de Pastores, promovido pela Federação de SAF's do nosso Presbitério. O preleção foi feita pelo nosso amado Pastor Rev. George Alberto Canelhas. Após o culto foi oferecido um delicioso almoço e, também, cada SAF homenageou o seu Pastor e sua esposa oferecendo-lhe um presente e demonstrando-lhes o carinho que merecem.
                    
clique aqui e veja mais fotos

                          Clique na foto para ver o álbum

ABERTURA
DOUTRINA
HORÁRIOS
COMO CHEGAR
NOSSA HISTÓRIA
LIDERANÇA
JUNTA DIACONAL
IPEC
DEPTOS. INTERNOS
MISSÕES
AGENDA 2013
BÍBLIA ONLINE
PEDIDOS DE ORAÇÃO
FOTOS
PICASA - FOTOS/VIDEOS
VIDEOS
TEXTOS
MEDITAÇÕES
Site Map