ABERTURA DOUTRINA HORÁRIOS COMO CHEGAR NOSSA HISTÓRIA

 Tocha_da_UMP

Breve Histórico da Mocidade Presbiteriana do Brasil

Em 1936 os jovens das centenas de Igrejas Presbiterianas do Brasil já estavam se organizando sob vários nomes, como por exemplo: Sociedade de Jovens, Sociedades Heróis da Fé, Sociedade Esforço Cristão, etc. O Supremo Concílio então recomendou que os pastores dessem todo apoio para que os jovens se organizassem em cada Igreja sob o nome de União da Mocidade Presbiteriana (UMP).

Em 1938 o Supremo Concílio, reunido em Fortaleza/CE, entendeu que os jovens presbiterianos careciam de maior carinho, cuidado e atenção por parte dos ministros (em âmbito nacional). Assim, criou a Secretaria Geral da Mocidade, nomeando para exercer o cargo o Rev. Benjamim Moraes.

Em 1946 as demais denominações evangélicas no Brasil já estavam se organizando em âmbito nacional. A partir de sólidas e animadoras informações do Secretário Geral, o Supremo Concílio reconheceu que estava no tempo de também os jovens presbiterianos terem a sua organização nacional. No Instituto Presbiteriano Álvaro Reis – INPAR, em fevereiro de 1946, foi realizado o Primeiro Congresso Nacional da Mocidade Presbiteriana, e organizada a Confederação da Mocidade Presbiteriana (CMP), hoje com o nome de Confederação Nacional de Mocidade(CNM). O primeiro presidente da Confederação foi o jovem Tércio Epêneto Emerique, mais tarde ordenado pastor.

Em 1960, devido a dificuldades de relacionamento entre a Diretoria da Confederação e a direção da Igreja, a Comissão Executiva do Supremo Concílio resolveu extinguir a Confederação da Mocidade Presbiteriana e alterar a estrutura do trabalho dos jovens em âmbito nacional.

Durante 26 anos a mocidade passou sem o seu órgão maior. Finalmente, em 1986, sob a coordenação do Rev. Cleómines Anacleto de Figueiredo, então Secretário Geral, foi reorganizada a Confederação Nacional de Mocidade.

A cada quadriênio o trabalho vem crescendo de forma positiva e animadora, para honra e glória do Senhor. 

A União de Mocidade Presbiteriana está presente na grande maioria das Igrejas Presbiterianas locais, organizada como sociedade interna e totalmente integrada ao ministério da igreja. 

Aqui, na Igreja Presbiteriana Filadélfia, nossa UMP conta com a seguinte diretoria:

DIRETORIA / 2013
Presidente: Samuel Mendes
Vice-Presidente: Andreia Menino
1ª Secretária: Letícia Mendes
2ª Secretária: Ester Rios

Tesoureiro:
Carlos Scalabrini
Conselheiro:

MOTO:
Alegres na Esperança, 
Fortes na fé,
Dedicados no amor,
Unidos no trabalho.


    Em 2013 a UMP fará 39 anos, e não podemos deixar de agradecer a Deus por mais essa benção, veja mais detalhes no convite abaixo e contamos com a sua presença: 
UMP_NIVER_2013

ABERTURA
DOUTRINA
HORÁRIOS
COMO CHEGAR
NOSSA HISTÓRIA
LIDERANÇA
JUNTA DIACONAL
IPEC
DEPTOS. INTERNOS
MISSÕES
AGENDA 2013
BÍBLIA ONLINE
PEDIDOS DE ORAÇÃO
FOTOS
PICASA - FOTOS/VIDEOS
VIDEOS
TEXTOS
MEDITAÇÕES
Site Map