ABERTURA DOUTRINA HORÁRIOS COMO CHEGAR NOSSA HISTÓRIA

 

 UPA_LOGO_MENOR




União Presbiteriana de adolescentes

 

A União Presbiteriana de Adolescentes nasceu em 9 de julho de 1967 na Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, fruto do ministério de Dorcas Araújo Machado, membro da igreja mãe do presbiterianismo brasileiro. A idéia de criar uma entidade interna específica para adolescentes surgiu da visão da irmã Dorcas, que sempre chegando mais cedo aos cultos, percebeu a necessidade de se trabalhar com o grande número de adolescentes que também chegavam mais cedo e que não possuíam nenhuma atividade direcionada. Preocupada com essa questão, Dona Dorcas solicitou o uso de um dos salões da igreja, para se reunir com os adolescentes. O Conselho aprovou, e assim nasceu a União Presbiteriana de Adolescentes.

Dorcas Machado se apegou a esse ministério, ensinando e dando aos adolescentes oportunidades de evangelismo pessoal, teatro, gincanas bíblicas, louvor e etc. Outras igrejas acompanharam a idéia, e muito rapidamente a UPA já estava em vários estados do Brasil, estruturando-se em UPAs locais, federações e confederações. A adolescência ganhava um cuidado especial, com um trabalho específico que resultou em conversões, amadurecimento e crescimento espiritual.

O Supremo Concílio de 1986, percebendo o amadurecimento do trabalho em âmbito nacional e a necessidade de estruturá-lo, nomeou o primeiro Secretário Geral do Trabalho de Adolescência, Presbítero Ozael Agostinho Quaresma, para o período de 1986/1990. Federações e Confederações foram organizadas em todo o país, dando à UPA a mesma estrutura das demais entidades internas. Foi organizado o I Congresso Nacional de UPAs, em 1989, em Governador Valadares/MG, com a presença de mais de 1000 adolescentes e líderes. Neste período foi criado o símbolo nacional da UPA, oficializado o Moto, que já vinha sendo usado noleste de Minas e definido o quarto domingo de julhocomo o Dia Nacional do Adolescente Presbiteriano.

Em 1990, o Supremo Concílio nomeou o Rev. Anderson Sathler para a Secretaria Geral da Adolescência, para o período 1990/1994. Novas federações e confederações foram organizadas. Neste tempo foi criado o Jornal dos adolescentes, o Projeto de Colaboradores Regionais, Encontros de Líderes de Adolescentes, o Hino Oficial da UPA e organizado o II Congresso Nacional, em 1993, em Coronel Fabriciano/MG, com mais de 1000 adolescentes e líderes.

O Supremo Concílio de 1994 nomeou o Rev. Armando Araújo Silvestre para a Secretaria Geral da Adolescência para o período de 1994/1998. Neste período o Jornal do Adolescente foi transformado em Suplemento Adolescente, sendo publicado como encarte do Jornal Brasil Presbiteriano. Foram realizados nos anos ímpares os encontros regionais, chamados de ReUPAs: em 1995 - Itapema/SC, Campo Grande/MS, Aracaju/SE, Porto Velho/RO, Itapecerica da Serra/SP; em 1997 - Rio Branco/AC, Cuiabá/MT, Gramado/RS; em 1999 -17 Jiparaná/RO, Luiziânia/GO, Belo Horizonte/MG, Florianópolis/SC. Em 1996, na cidade de Serra Negra/SP, aconteceu o III Congresso Nacional, o NaUPA 96, com a presença de cerca de 2000 adolescentes e líderes. Neste Congresso foi organizada a Confederação Nacional de Adolescentes e eleita a sua primeira diretoria. Em 1998 foi realizado o NaUPA 98, não como congresso, mas sim como encontro de líderes e adolescentes, com mais de 650 participantes. O Supremo Concílio de 1998 não realizou eleições para secretários gerais, ficando marcadas estas eleições para a Reunião Extraordinária em julho de 1999, a partir do qual assumiu a Secretaria Geral o Rev. Haveraldo Ferreira Vargas Júnior.

Este ano a UPA da igreja Presbiteriana Filadelfia conta com a seguinte diretoria:

 

 

 DIRETORIA / 2013

Presidente : Juliana Oliveira L. Silva
Vice-Presidente : Jaqueline Onorato
1ª Secretária : Rayssa Zamith 
2ª Secretária : Natália Camara Brito
Tesoureiro : Marcos Vinicius Neres
Conselheiros :
Eliane C. Oliveira e Madalena Costa

MOTO:  
Ao mestre sejamos fiéis, 
Nas trevas sejamos luz, 
Nas lutas sejamos fortes, 
Servindo ao Senhor Jesus.

ABERTURA
DOUTRINA
HORÁRIOS
COMO CHEGAR
NOSSA HISTÓRIA
LIDERANÇA
JUNTA DIACONAL
IPEC
DEPTOS. INTERNOS
MISSÕES
AGENDA 2013
BÍBLIA ONLINE
PEDIDOS DE ORAÇÃO
FOTOS
PICASA - FOTOS/VIDEOS
VIDEOS
TEXTOS
MEDITAÇÕES
Site Map