ABERTURA DOUTRINA HORÁRIOS COMO CHEGAR NOSSA HISTÓRIA
Mateus

21.18
Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome;
21.19 e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente.
21.20 Vendo isto os discípulos, admiraram-se e exclamaram: Como secou depressa a figueira!
21.21 Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá;
21.22 e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis. 


“E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas; porque não era tempo de figos. Então lhe, disse Jesus: Nunca jamais coma alguém fruto de ti! E seus discípulos ouviram isto”. 
(Leia Marcos 11.12-14)

 

“Apenas folhas!”

 

            Umas das características particulares da figueira é a perda de todas as suas folhas, quando se aproxima o tempo de produzir seus figos. E, antes que nasça qualquer projeto de folhas, começam a aparecer seus belos frutos, presos ao seu caule desnudo.  Somente após brotarem os figos é que a figueira cobre-se de folhas.

            Portanto, a ação de Jesus para com aquele arbusto foi para reprovar o fato deste contrariar a expectativa apontada por sua folhagem, que anunciava a presença de frutos.

            Infelizmente, muitos seres humanos têm contrariado a lógica da vida: prometer o que é capaz de cumprir, ou aparentar o que realmente é capaz de ser. São belas árvores cobertas de belas folhagens, porém sem nenhum fruto! São belos monumentos, porém sem significado, sem nenhuma utilidade! E isso quando não estão repletos de impurezas. “Apenas folhas”!

            Deus escolheu seu povo para frutificar, não para disfarçar com bela aparência: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”. A mera aparência não é prática própria dos filhos da luz e sim dos filhos das trevas.

            Podemos até produzir folhas que proporcionem uma sombra acolhedora para aqueles que estão cansados! Porém não podemos deixar que estes estejam apenas em nossa sombra sem receber algo que lhes alimente a alma. Uma palavra de edificação; uma necessidade atendida; estas podem ser maneiras de frutos serem encontrados em meio às folhas.

            Nosso tema este ano é: “Renovados para Frutificar”. O tema deste mês é “Renovados para frutificar na maturidade cristã”.

            Na verdade, antes de frutificar, todo ser precisa passar pelo processo de amadurecimento, o que, de certa forma, é uma maneira de frutificar. Os frutos serão saudáveis se a árvore que os produzir estiver verdadeiramente amadurecida. Portanto, nosso primeiro compromisso neste ano é continuar buscando nossa maturidade cristã, sem deixar de frutificar. Mesmo porque, uma árvore que atingiu seu tempo de maturidade se não produzir está sujeita, segundo a Palavra de Deus, a ser cortada e lançada ao fogo.

            Que o Espírito de Deus nos leve a produzir e, de fato, encontre frutos em nós.

           

Rev. Samuel Almeida Rios
ABERTURA
DOUTRINA
HORÁRIOS
COMO CHEGAR
NOSSA HISTÓRIA
LIDERANÇA
JUNTA DIACONAL
IPEC
DEPTOS. INTERNOS
MISSÕES
AGENDA 2013
BÍBLIA ONLINE
PEDIDOS DE ORAÇÃO
FOTOS
PICASA - FOTOS/VIDEOS
VIDEOS
TEXTOS
MEDITAÇÕES
Site Map