IPF

Sobre nós

História IPF

O trabalho Presbiteriano em Cotia teve seu início com a chegada de alguns irmãos oriundos do Nordeste do Brasil. Pessoas como o irmão José Bezerra da Silva , que sonhando com o trabalho presbiteriano nesta cidade, visitou a Congregação Emaús, da IP Pinheiros, no segundo semestre de 1961, onde compartilhou seus sonhos aos irmãos daquela comunidade.

Graças à Providência Divina, como resultado daquele encontro, os irmãos moradores de Cotia, incentivados pelo Rev. Wilson Nóbrega Lício e apoiados pela Igreja Presbiteriana de Pinheiros, no mesmo ano (1961), deu início à Escola Bíblica Dominical, na própria residência do irmão José Bezerra.

A obra floresceu e cresceu. Assim, em 18 de março de 1962, transformou-se em Congregação da IP Pinheiros. Reconhecendo a necessidade de uma sede própria, contando com a visão, colaboração e empenho dos membros da Congregação e ajuda da igreja mãe, adquiriu-se um terreno, no qual planejou-se início imediato da construção do primeiro templo local, o qual foi inaugurado em 18 de julho de 1965.

Pela graça de Deus, o trabalho presbiteriano continuou a prosperar em Cotia, o que resultou na organização da Igreja Presbiteriana Beréia (hoje Igreja Presbiteriana Filadélfia), no dia 28 de agosto de 1971, contando com 44 membros comungantes e 24 membros não comungantes.

O primeiro Conselho eleito contou com os seguintes presbíteros: Gilberto Cardoso de Brito, Gidel Cardoso de Brito, José Bezerra da Silva, Leonildo Sena Buriti e Wilson Pereira Ferro.

A primeira Junta Diaconal foi composta dos irmãos: Evangelista Cardoso de Brito, João Batista da Silva, Josué Bezerra da Silva e Marcílio Cruz.

Muitos irmãos se empenharam para que a Obra de Deus progredisse na região de Cotia. Por isso, graças à poderosa Mão de Deus, no final de 1982 o Conselho aprovou o projeto de construção do novo templo. E o lançamento da pedra fundamental do novo templo aconteceu em junho de 1984. Em 12 de outubro de 1993, através do empenho de vários irmãos, Deus proporcionou à Igreja a sua transferência para o novo templo.

A IP Filadélfia, no decorrer dos anos, jamais desistiu da luta pela concretização de seus sonhos. Por isso, em novembro de 2003 criou a “Associação Presbiteriana de Assistência Social – APRASC”, a qual, em janeiro de 2005 deu início ao “Instituto Presbiteriano Educacional de Cotia – IPEC”, hoje atendendo crianças na Educação Infantil e Ensino fundamental I e II. O IPEC conta hoje com mais de 130 alunos e com planos de implantação do Ensino Médio em 2012.

Assim, com os olhos no futuro, a Igreja Presbiteriana iniciou a construção do novo Prédio de Educação Religiosa e Salão Social, um total de 630m, projeto aprovado pela Prefeitura de Cotia e iniciado em 14 de julho de 2007. Hoje, concluído o novo prédio conta com amplo salão social, cozinha, refeitório, amplos banheiros e 8 ótimas salas de Educação Religiosa, as quais atendem, também, o IPEC.

Também com a mesma visão a IPF Cotia implantou, através da APRASC, o Projeto Ide, o qual atende aproximadamente 60 crianças através de reforço escolar.

Pela graça divina esta igreja mantém um Ponto de Pregação em um bairro nobre da cidade, visando a implantação de mais uma igreja em Cotia.

Na área missionária a igreja tem investido na manutenção de quatro missionários envolvidos com missões estrangeiras.

Concluímos lembrando que a igreja que foi organizada com 44 membros comungantes, contribuiu ao longo dos anos com a organização de outras Comunidades Presbiterianas, e conta hoje com 150 membros comungantes.

A Deus, portanto, o nosso louvor e nossa gratidão. A Ele sejam a glória, a honra, o louvor e a adoração por toda a eternidade.